O nosso website utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar estará a consentir com a política de cookies.

Ambiente

Como utilizar a cor no ambiente de trabalho

Através do uso da cor podemos tornar mais agradável o ambiente de trabalho ou amenizar condições menos favoráveis, como a monotonia de algumas tarefas.

As cores têm o poder de nos provocar sensações. Através do seu uso podemos tornar mais agradável o ambiente de trabalho ou amenizar condições menos favoráveis, como a monotonia de certas tarefas. O estado de ânimo, no final de um dia de trabalho vai certamente depender da influência do ambiente.

A cor é um dos recursos de menor investimento para promover mudanças no espaço de trabalho e o seu uso adequado pode traduzir-se num aumento de produtividade ou mesmo na redução da taxa de absentismo nas empresas.

Deixamos aqui algumas dicas:

As cores frias estão associadas ao relaxamento, tranquilidade, calma e profissionalismo. Entre as mais indicadas estão os azuis e verdes (tons claros), que trazem calma e não fatigam a vista. Estão também associadas à seriedade e eficiência. São ideais para quem trabalha muitas horas no mesmo ambiente, para funções que exigem concentração e para atividades de muito detalhe, assim como para escritórios e salas de reunião.

As cores quentes estão associadas à vitalidade, energia, dinamismo e alegria. Entre as mais indicadas estão o amarelo, que conduz à criatividade e descontração, ou à serenidade, se aplicado num tom claro. O vermelho e o laranja, associados à emoção, devem ser preferencialmente utilizados em objetos de decoração e não na parede, uma vez que o seu excesso pode aumentar a sensação de stress. Os tons quentes são ideais para ambientes de maior movimentação onde não é necessário permanecer por longos períodos de tempo.